terça-feira, 30 de outubro de 2007

A Carochinha e o João Ratão

Competência: Ouvir ler histórias e livros de extensão e complexidade progressivamente alargadas que correspondam aos interesses dos alunos.
Actividade: Identificar elementos comuns a várias palavras.
.
Era uma vez uma linda Carochinha, que encontrou uma moeda de ouro enquanto varria a cozinha.
Com o dinheiro, foi comprar uns brincos, um colar e um anel, pôs-se à janela e perguntou:
- Quem quer casar comigo?
Passou um galo e respondeu:
- Quero eu!
- Como te chamas?
- Sou o galo Ivo e faço qui... qui... ri…qui... i i i.
- Eu não gosto de ti porque tens uma voz muito fraquinha.
A Carochinha voltou a perguntar:
- Quem quer casar comigo?
Passou um gato e respondeu:
- Quero eu!
- Como te chamas?
- Sou o Ulisses e digo miau… miau…u u u .
- Eu não gosto de ti porque tens uma voz muito fina.
A Carochinha voltou a perguntar:
- Quem quer casar comigo?
Passou um pato e respondeu:
- Quero eu!
- Como te chamas?
- Sou o patolas Aguiar e faço quá... quá... á á á
- Eu não gosto de ti porque tens uma voz estridente.
A Carochinha já a ficar desanimada voltou a perguntar
- Quem quer casar comigo?
Passou um burro e respondeu:
- Quero eu!
- Como te chamas?
- Eu sou o burrito Olavo e digo i … ó i… ó ó ó
- Eu não gosto de ti porque gritas muito.
E mais uma vez a Carochinha perguntou:
- Quem quer casar comigo que sou rica e bonitinha?
Passou um carneiro e respondeu:
- Quero eu!
- Como te chamas?
- Eu sou o Edgar e faço meeé…é é é
Desculpa mas não me agrada a tua voz.
Cansada a Carochinha disse que seria a última vez:
- Quem quer casar comigo que sou rica e bonitinha?
Passou um Rato e respondeu:
- Quero eu!
- Como te chamas?
- Chamo-me João Ratão.
- Tu sim, és pequenino e fofinho, quero casar contigo!
A Carochinha e o João Ratão casaram e foram muito felizes.
Porém, certo dia, a Carochinha disse ao João Ratão que estava na hora de ir à missa.
O João Ratão, que era muito guloso, disse que não podia ir porque estava doente.
A Carochinha, que fazia a refeição, disse-lhe então que não mexesse no caldeirão.
Depois da Carochinha sair, logo o João Ratão foi espreitar o caldeirão.
Espreitou, espreitou e trum, queimou o rabo e deu um grande trambolhão no caldeirão.

2 comentários:

Educação e Diversidade disse...

Parabéns pelo trabalho, gostei muito! Vou espreitar mais vezes.
Um grande abraço para todos os meninos e meninas da turma e... continuem a trabalhar bem.

Laura Torres disse...

Mas que bela Carochinha, mandem mais trabalhos, estou à vossa espera...