quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Os Ovos Misteriosos

Uma galinha vivia numa capoeira e, dia após dia, punha um ovo, mas a sua dona todos os dias ia buscá-los. A galinha não gostava que lhos tirassem, por isso decidiu fugir. Um dia, quando a dona veio com a cesta para guardar os ovos, ao abrir a porta, ela fugiu sem que a vissem e foi ter a uma floresta. Quando lá chegou, fez logo um ninho com folhas secas, lã, penugem e farrapos velhos. Antes de começar a chocar os ovos foi procurar comida para se alimentar porque sabia que ia ficar sem apetite. Enquanto se alimentava, passaram perto do ninho alguns animais: o papagaio, a serpente, o crocodilo e a avestruz. Ao verem o ninho tão bem feito, aproveitaram logo para lá porem um ovo.
Quando a galinha chegou, ao ver os ovos, ficou espantada com a surpresa, no ninho havia ovos de todas as cores. Pensou deitá-los fora, mas decidiu ficar com eles. Entrou no ninho e começou a chocá-los. Muitos dias depois, começa a estalar um ovo e, passado alguns momentos, saiu de dentro um papagaio. A galinha achou muito estranho e ainda pensava que filho era aquele quando nasce outro filho misterioso, uma serpente. Uns dias mais tarde, estalam outros ovos e outros animais nascem: um crocodilo, uma avestruz e um pinto.
Quando a galinha ia passear com os filhos o papagaio voava e ela não sabia voar, o crocodilo ia para a água e ela não sabia nadar, a serpente metia-se nos buracos e ela era grande de mais, a avestruz comia tudo o que encontrava e, finalmente, há um pinto que era muito bem comportado.
Um dia, o pinto, já bastante crescido, foi sozinho para o meio da floresta. Andava ele a encher o papo, quando apareceu um rapaz que decidiu apanhar o frango para assar. Não conseguiu porque os irmãos foram em sua ajuda. No fim a mãe fez um bolo e cantaram uma música.

Conto baseado em Os Ovos Misteriosos,
de Luísa Ducla Soares


Estêvão João

Sem comentários: